Notícias

Formação sobre a gestão do Agronegócio em Moçambique


Formação sobre a gestão do Agronegócio em Moçambique

Um dos maiores constrangimentos que afeta os agricultores de Monapo-Sede, Netia e Itoculo, é o baixo conhecimento de técnicas de gestão financeira da atividade agrícola enquanto fonte de rendimento.

Para capacitar os agricultores nesta área, decorre, durante esta semana, uma formação sobre a gestão do agronegócio, em que se transmitem informações claras sobre a melhor forma de gerir a atividade, sendo que uma parte da produção é para vender e a outra é para consumo familiar.

A comercialização do excedente é, muitas vezes, a única fonte de rendimento destes agricultores, pelo que é necessária uma gestão eficiente ao nível financeiro, permitindo a sustentabilidade do negócio. Um maior controlo sobre a atividade permitirá uma tomada de decisão mais consciente relativamente às culturas, produção e comercialização.

Esta atividade é dinamizada pelo parceiro Miruku Coop e insere-se no âmbito do projeto "Desenvolvimento Rural Sustentável – Capacitação do setor agrícola no distrito de Monapo" (Moçambique), que é cofinanciado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, Insituto da Cooperação e da Língua.