Notícias

Garantir a segurança alimentar das famílias e apoiar a restauração económica de Moçambique


Garantir a segurança alimentar das famílias e apoiar a restauração económica de Moçambique

Depois do sucesso da primeira edição, arrancou em Cabo Delgado, Moçambique, a 2.ª formação direcionada para produtores locais. Estas ações, desenvolvidas pela ADPM, têm como objetivo dotar as comunidades de ferramentas técnicas para o aumento da produção agrícola, contribuindo, deste modo, para melhorar a dieta das crianças e das famílias, procurando ainda garantir uma fonte de rendimento através da comercialização.

Estas atividades surgem após a passagem dos ciclones Idai e Keneth - que deixaram um grande rasto de destruição e foram responsáveis pela total perda de cultivos das comunidades -, para apoiar as populações que se viram obrigadas a recomeçar do zero, existindo muitas pessoas que, para sobreviverem, começaram agora a sua própria produção de hortícolas sem terem qualquer tipo de experiência.
 
Esta é uma ação integrada no projeto Apoio à recuperação do sector agrícola, promovido pela Oikos, e no qual a ADPM é parceira, bem como a Cáritas Portuguesa, a Cáritas Moçambicana e a Associação Luarte, através do "Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução de Moçambique" criado pelo Governo Português através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.