Notícias

Ilha de Moçambique | Ação de Formação para Agentes de Desenvolvimento/Animadores(as) Sociais


Ilha de Moçambique | Ação de Formação para Agentes de Desenvolvimento/Animadores(as) Sociais

Arrancou hoje, dia 23 de agosto, na Ilha de Moçambique a Ação de Formação para Agentes de Desenvolvimento/Animadores(as) Sociais promovida pela ADPM no âmbito da sua participação na Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase.

A formação, com duração de 3 semanas, irá capacitar 14 Agentes de Desenvolvimento para que estes continuem a apoiar o desenvolvimento da Ilha de Moçambique, atuando como agentes de mudança nas comunidades e sendo atores ativos no seio das entidades locais, particularmente associações.

A formação irá contar com a participação de formadores locais e também de formadores que marcarão presença online a partir de Portugal para partilhar experiências relevantes na área do desenvolvimento local e valorização do património noutros territórios. Serão abordados temas como estratégias de desenvolvimento local, metodologias de comunicação e de sensibilização de comunidades locais e a participação comunitária nas questões do ambiente, urbanismo, valorização da cultura e património e turismo.

Espera-se que mais do que um momento de aprendizagem, a formação possa também fomentar a reflexão, troca de experiências e partilha de ideias entre os participantes, todos eles membros de associações e grupos da sociedade civil ativos na comunidade da Ilha de Moçambique.

Esta iniciativa insere-se na Componente 4 – Apoio institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, que tem como parceiros a ADPM, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM) e a Universidade Lúrio e conta com o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.