Notícias

Ilha de Moçambique: Capacitação de Professores em Educação Patrimonial


Ilha de Moçambique: Capacitação de Professores em Educação Patrimonial

Nos dias 28, 29 e 30 de março e 13 e 14 de abril, a ADPM promoveu, com o apoio do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM) e outros parceiros locais, duas ações de capacitação em educação patrimonial para professores das escolas primárias e secundária da Ilha de Moçambique, visando reforçar os seus conhecimentos para atuar enquanto educadores patrimoniais dos mais jovens.

As ações de capacitação, com um carácter teórico-prático, introduziram os conceitos e tipologias de património cultural e natural, exploraram a história e os bens patrimoniais da Ilha de Moçambique e abordaram os desafios da gestão patrimonial. Foram também apresentadas e discutidas abordagens pedagógicas para a educação patrimonial, fornecendo aos professores linhas orientadoras e sugestões práticas acerca de como impulsionar a consciência patrimonial nos seus alunos.

A nível prático, os professores tiveram a oportunidade de realizar visitas guiadas ao Museu da Ilha de Moçambique, ao Centro de Arqueologia, Investigação e Recursos da Ilha de Moçambique e ao Jardim da Memória, bem como outros exemplos do património natural e histórico da Ilha.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3ª Fase, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.