Notícias

Inauguração do Centro de Interpretação do Marco do Equador no Ilhéu das Rolas


Inauguração do Centro de Interpretação do Marco do Equador  no Ilhéu das Rolas

No dia 21 de julho, foi inaugurado o Centro de Interpretação do Marco do Equador no Ilhéu das Rolas, na Escola Básica, onde é agora possível visitar uma exposição que conta a história de São Tomé e Príncipe e do Ilhéu, dando a conhecer não só a sua cultura e tradições, bem como as características naturais da região.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do Ministro do Turismo e da Cultura de São Tomé e Príncipe, Aerton Crisóstomo, da Ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Rodrigues, do Embaixador de Portugal em São Tomé, Rui Carmo, do Presidente da Câmara Distrital de Caué, Firmino Raposo, do Presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), Jorge Revez, do líder da comunidade do Ilhéu das Rolas, Disnur Correia, entre outros representantes de organizações parceiras e locais.  

Este é um dia muito importante para as entidades envolvidas neste projeto, que se uniram com um objetivo comum: o de valorizar a identidade de São Tomé e Príncipe e a sua história, ao mesmo tempo que procurámos potenciar a oferta turística já existente através de ações de sensibilização e capacitação na área do património natural e cultural. Acreditamos que este é mais um passo dado no caminho para um turismo verdadeiramente sustentável e inclusivo, que traga benefícios para a população.” explica Jorge Revez, Presidente da ADPM. 

Durante a cerimónia de inauguração procedeu-se ainda à entrega de crachás de identificação de Guia Local Turístico a dezanove guias que operam neste momento no Ilhéu das Rolas. Estes guias participaram previamente num conjunto alargado de ações de formação e capacitação, de forma a potenciar as competências necessárias ao desempenho desta atividade. 

Estas iniciativas foram desenvolvidas no âmbito do projeto EQUADOR – Promoção do Turismo Sustentável e Inclusivo em São Tomé e Príncipe, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em parceria com a Direção Geral de Turismo e Hotelaria, o Ministério do Turismo e da Cultura de São Tomé e Príncipe, a Câmara Distrital de Caué, o Pestana Hotel Group, com o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.