Notícias

Inauguração do Centro de Transformação Agroalimentar de Casa de Meio "José Lima"


Inauguração do Centro de Transformação Agroalimentar de Casa de Meio

O dia 1 de dezembro ficou marcado pela inauguração do Centro de Transformação Agroalimentar de Casa do Meio, em Santo Antão, Cabo Verde. Ao centro foi atribuído o nome "José Lima", uma justa homenagem, após um ano da sua morte, àquele que foi um grande líder da comunidade de Casa do Meio, que nela acreditou, por ela lutou e a quem se devem muitos dos projetos que ali aconteceram.

O ato contou com a presença do Presidente da Assembleia Nacional, Eng. Jorge Santos; da senhora Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Dra. Sofia de Sousa; do Presidente da CMPN, Dr. Aníbal Fonseca; do Presidente da ADPN, Jorge Rodrigues; e do Presidente da ADPM. Este centro funciona agora como uma cozinha comunitária, permitindo a grupos de mulheres da comunidade de Casa do Meio a possibilidade de proceder à transformação de produtos agroalimentares para posterior venda. Trata-se de um investimento complementado com a realização de uma ação de formação em que os participantes puderam atualizar os seus conhecimentos sobre Práticas de Transformação Agroalimentar.

Esta é uma iniciativa inserida no âmbito do projeto “Jovens Agricultores de Casa do Meio”, desenvolvido pela ADPM, tendo o cofinanciamento do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, contando com as parcerias da Câmara Municipal de Porto Novo, do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde e da Associação dos Jovens Agricultores da Zona Periurbana de Porto Novo.