Notícias

Inscrições abertas! Curso 3 do Projeto LIFE Live-Adapt começa já em outubro!


Inscrições abertas! Curso 3 do Projeto LIFE Live-Adapt começa já em outubro!

O curso Ferramentas, técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas da pecuária extensiva é o terceiro dos cinco cursos online previstos no âmbito da formação desenvolvida pelo projeto LIFE Live-Adapt.

Até agora, tiveram lugar, com grande sucesso em termos de participação, o Curso 1 LiveAdapt: Pecuária extensiva e alterações climáticas e o Curso 2 LiveAdapt: Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas. Agora é a vez do curso 3, o primeiro curso de nível intermédio, também focado nas explorações pecuárias, que, para além de aprofundar os conteúdos vistos nos cursos anteriores, incorpora novas metodologias e ferramentas para adaptar as explorações pecuárias extensivas às alterações climáticas.

Relembramos que para se inscrever neste terceiro curso, assim como nos cursos seguintes, não é necessário ter frequentado o curso 1 e 2.

O objetivo do Curso 3 é fornecer aos participantes - principalmente técnicos do sector, mas também criadores de gado e outros produtores relacionados - ferramentas e técnicas capazes de melhorar a capacidade das explorações pecuárias extensivas e semiextensivas para se adaptarem aos cenários de alterações climáticas. Alguns dos conteúdos do curso complementam e aprofundam os apresentados nos cursos anteriores. Portanto, a estrutura do curso 3 é semelhante à do curso 2, mas são acrescentados novos conteúdos que serão explicados em maior profundidade, sendo igualmente incorporados novos recursos complementares (vídeos, debates, artigos, etc.), bem como novos exemplos de boas práticas.

Este curso destina-se principalmente ao pessoal técnico das administrações e empresas que aconselham ou trabalham com explorações pecuárias extensivas. Contudo, está aberta a outros grupos, tais como criadores de gado (que encontrarão novas ideias práticas para aplicar nas suas explorações) e também a investigadores ou qualquer outra pessoa interessada. Tal como nos cursos anteriores, a capacidade interativa do curso e os conteúdos adicionais permitem ajustar o esforço às necessidades de cada pessoa.

 

CONTEÚDOS

Este curso Ferramentas, técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas da pecuária extensiva consiste em sete unidades didáticas, que exploram diferentes propostas de gestão que podem ser aplicadas em explorações pecuárias extensivas para melhorar a sua adaptação às alterações climáticas. Os conteúdos das sete unidades de ensino são os seguintes:

  1. Pecuária extensiva, sustentabilidade e resiliência;
  2. Estratégias, ferramentas e medidas de adaptação às alterações climáticas;
  3. Gestão das pastagens para adaptação às alterações climáticas;
  4. Gestão dos animais para adaptação às alterações climáticas;
  5. Gestão da água para adaptação às alterações climáticas;
  6. Gestão da exploração para adaptação às alterações climáticas;
  7. Gestão de outros fatores socioeconómicos para adaptação às alterações climáticas.

 

Cada unidade durará uma semana, com uma dedicação esperada por parte dos formandos de 7 horas semanais.

 

Cada unidade é composta por:

- Um documento em formato PDF com os recursos para aprendizagem;

- Um documento denominado de “Para saber mais” com conteúdos adicionais à unidade;

- Um documento com exercícios de avaliação;

- Um fórum de debate.

 

Os alunos inscritos completarão o curso de forma autónoma através da plataforma google classroom. Não há aulas presenciais, mas um itinerário de leituras, materiais audiovisuais e exercícios práticos que podem ser realizados dentro dos períodos estabelecidos no momento que melhor se adapte a cada pessoa. A equipa técnica do projeto será responsável pela prestação de apoio e monitorização, bem como pela resolução de dúvidas ao longo de cada unidade. Quem completar os cursos receberá uma certificação do projeto LIFE Live-Adapt.

Duração

O curso terá início no dia 11 de outubro e terminará no dia 26 de novembro.

Inscrições

Para se inscrever no curso 3 Ferramentas, técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas das explorações pecuárias, basta preencher o seguinte formulário,  até 6 de outubro.

 

Para mais informações pode contactar através de cursopextensiva@gmail.com.