Notícias

Insegurança alimentar em Moçambique


Insegurança alimentar em Moçambique

As comunidades no interior de Moçambique praticam uma agricultura de subsistência. Alimentam-se do que colhem em cada época agrícola, estando assim dependentes das condições climatéricas para terem ou não uma boa produção, ou seja, terem ou não alimentos para sobreviverem nos meses seguintes.

Nos últimos meses, período em que deveria ter chovido, a queda de água foi quase inexistente e muito irregular, com temperaturas muito elevadas, pelo que todas as sementes lançadas à terra não germinaram, provocando escassez de alimentos e por isso insegurança alimentar, em muitos casos crítica, na generalidade das famílias.

Em Monapo (Província de Nampula), território onde a ADPM tem intervenção em projetos de cooperação, a situação é angustiante em várias localidades do distrito. Neste momento, muitas famílias, com enormes carências alimentares, consomem o pouco que a natureza lhes oferece, como o capim, erva sem qualquer valor nutritivo. Trata-se de uma situação extremamente preocupante e que agrava o contexto de desnutrição severa que muitas crianças e também adultos já tinham. O enorme número de famílias com necessidades urgentes torna o esforço feito pelas entidades locais insuficiente, quer em termos de alimentos, quer de insumos para as sementeiras.

É com base neste cenário que a ADPM está a desenvolver uma campanha urgente, de efeitos rápidos, que possa contribuir para minimizar esta situação.

A sua ajuda pode ser decisiva: por um lado, permitirá a aquisição de alimentos para suprir necessidades alimentares imediatas; por outro, possibilitará a compra de novas sementes para lançar à terra, que resultarão em colheitas e na consequente recuperação da produção alimentar das famílias. Apelamos ao seu contributo com o valor que entender – estamos certos de que fará a diferença para muitas delas!

CONTAMOS CONSIGO!

Para contribuir poderá efetuar depósito para o IBAN PT50 0035 0459 00009918630 55 | BIC CGDIPTPL. Todo o valor angariado será entregue a associações de agricultores locais que se encarregarão de comprar os alimentos e as sementes para entregar às famílias em situação de grave carência alimentar, já identificadas pelos responsáveis governamentais.

Para efeitos de recibo de donativo, envie o seu comprovativo, morada e NIF para contabilidade@adpm.pt.