Notícias

IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado


IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado

O IV CONGRESO IBÉRICO #DehesaMontado terá lugar nos dias 15 e 16 de junho, em Badajoz, sob o mote O futuro depende da nossa capacidade de adaptação. Com mais de 40 oradores, esta nova edição pretende ser um espaço privilegiado para gestores, proprietários, técnicos e investigadores, de Portugal e Espanha.

No primeiro dia decorrem as sessões plenárias no salão Portalegre da IFEBA (espaço de feiras de Badajoz), dividida em 4 temas: Como adaptar o Montado às alterações climáticas; Valorização ambiental e oportunidades para o Montado; Inovação na gestão e na comercialização; e Os novos desafios da política pública no Montado. Em paralelo, existirão duas áreas de exposição onde se apresentam os resultados da investigação desenvolvida na Península Ibérica sobre o Montado e permite também a apresentação de iniciativas empresariais ou institucionais relacionadas com este setor.

O segundo dia será dedicado inteiramente à visita de campo, na Finca La Rinconada, próximo de Mérida, para observação da aplicação de diversas medidas e novas tecnologias associadas à gestão dos Montados.

Esta edição do Congresso, uma organização conjunta entre a ADPM, CICYTEX, FEDEHESA, UEx, INIAV, ICNF, UÉvora, Junta de Andalucia e ADENEX, corresponde à jornada final do projeto LIFE Montado-Adapt, que desde 2016 reúne 17 parceiros dos dois lados da fronteira ibérica, para testar soluções ao nível das explorações, que permitam reduzir a vulnerabilidade dos Montados (e Dehesas) que advêm dos cenários climáticos previstos e atenuar os seus impactos sociais, económicos e ambientais.

Este importante evento para o sector permitirá transferir o conhecimento sobre este sistema agroflorestal de elevado valor natural, e mostrar aos intervenientes diretos no processo de adaptação, aos decisores e políticos, que é possível adaptar o Montado/Dehesa às alterações climáticas, preservando os seus valores naturais, implementando novas formas de organização e gestão que tragam maiores benefícios económicos para os territórios rurais, e criando novos produtos e serviços fundamentais, garantindo a sua sustentabilidade.

Consulte o programa completo e mais informações em  IV Congreso #DehesaMontado

Informações sobre o projeto LIFE Montado-Adapt em www.lifemontadoadapt.com

Este evento, que será transmitido na página IV Congreso Ibérico #DehesaMontado | Facebook, é referente às jornadas finais do projeto LIFE Montado-Adapt, de que a ADPM é a entidade coordenadora.