Notícias

Jornadas Maio | Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável


Jornadas Maio | Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável

As jornadas Maio | Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável estão a decorrer, entre os dias 30 e 31 de maio, na cidade de Porto Inglês, Ilha do Maio – Cabo Verde. Esta foi a forma encontrada pela Câmara Municipal do Maio, e pelos seus parceiros no Programa Maio 2025, para assinalar a conclusão da formação de Agentes Territoriais para o Desenvolvimento, e de alargar o debate sobre os rumos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da ilha do Maio a outras instituições, agentes locais e aos cidadãos.

As jornadas são compostas por pequenas conferências dedicadas a temáticas como: Património: Identidade, Coesão e Desenvolvimento; Experiências, viagens, olhares; Dinâmica económica: empregabilidade e empreendedorismo; Território: planeamento e estratégia. Além destas atividades, há ainda lugar para «oficinas de debate», de duas horas cada, dedicadas a temáticas similares. 

As Jornadas, à semelhança da formação, são organizadas pelo Programa Maio 2025 - parceria que integra a Câmara Municipal do Maio, a ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola), a FMB (Fundação Maio Biodiversidade) e o IMVF (Instituto Marquês de Valle Flor) -, contando ainda com o apoio das Delegações do Maio do Ministério da Agricultura e do Ambiente e do Ministério da Educação.

O Programa Maio 2025 tem como objetivo construir um modelo de desenvolvimento territorial sustentável na Ilha do Maio. O programa, que decorre até abril de 2025, é financiado pela União Europeia e implementado pela Câmara Municipal do Maio em parceria com a Associação da Defesa do Património de Mértola, a Fundação Maio Biodiversidade e o Instituto Marquês de Valle Flor.