Notícias

Mata de Vila Real de Santo António candidata-se a ÁREA INHERITURA


Mata de Vila Real de Santo António candidata-se a ÁREA INHERITURA

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António foi a escolhida, a nível nacional, enquanto área piloto, para integrar a rede de áreas INHERITURA. Deste modo, a Mata perfila-se para receber um selo de “ÁREA INHERITURA”, dado por uma comissão técnica criada pelo Projeto INHERIT, que visa promover zonas em que a proteção do património natural representa uma mais-valia para desenvolver atividades turísticas sustentáveis.

As zonas elegíveis devem satisfazer critérios específicos obrigatórios para que lhes seja atribuído o selo INHERITURA, sendo que as diretrizes de classificação destas áreas assentam em quatro categorias: medidas de gestão e proteção ambiental; atividades de valorização e promoção; governação e planeamento estratégico; e atividades de educação e sensibilização.

Criada para proteger a cidade do avanço das dunas, a Mata de VRSA é muito utilizada todo o ano, por turistas e residentes, para passear, correr e desfrutar da paisagem.

Esta iniciativa é um esforço conjunto do ICNF, da Associação Odiana, promovido pela ADPM com o apoio do projeto europeu INHERIT. No âmbito do projeto, está também em preparação uma nova sinalética para o Trilho da Aldeia Nova e o percurso de VRSA a Monte Gordo, atravessando a Mata.

O Projeto INHERIT - Estratégias Turísticas Sustentáveis para Conservar e Valorizar o Património Natural Mediterrânico e Marítimo conta com a ADPM Mértola como uma das entidades parceiras, e é cofinanciado pelo Interreg MED Programme através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.