Notícias

Mata de Vila Real de Santo António já tem sinalética nova


Mata de Vila Real de Santo António já tem sinalética nova

Depois de meses de trabalhos preparatórios, a Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António foi finalmente enriquecida, em dezembro, com a colocação de sinalética nova, o que permitirá a valorização do Trilho da Aldeia Nova e o percurso de VRSA a Monte Gordo. Foram instalados, com a colaboração da CM de VRSA, 7 painéis com mapa e 1 sobre o camaleão, e os totens de 2 percursos – feitos com materiais reciclados, resistentes ao sol e facilmente substituíveis. Com a disponibilização desta informação no local, pretende-se igualmente informar os turistas relativamente ao interesse ambiental daquele espaço, bem como sobre a localização dos diferentes serviços: estacionamentos, parque de merendas, parque de campismo, entre outros.

Aproveitamos para recordar que a Mata de VRSA foi a escolhida, a nível nacional, enquanto área piloto, para integrar a rede de áreas europeias INHERITURA, perfilando-se para receber um selo de “ÁREA INHERITURA” dado por uma comissão técnica criada pelo Projeto Inherit, que visa promover zonas em que a proteção do património natural representa uma mais-valia para desenvolver atividades turísticas sustentáveis.

Esta iniciativa foi um esforço conjunto do Instituto da Conservação Natureza e Florestas, da Associação Odiana, e promovido pela ADPM Mértola com o apoio do protejo europeu Inherit, financiado pelo programa INTERREG MED da UE.