Notícias

Moçambique: Apoio à segurança alimentar de deslocados de Cabo Delgado em Mecubúri


Moçambique: Apoio à segurança alimentar de deslocados de Cabo Delgado em Mecubúri

A ADPM encontra-se a implementar em Mecubúri (Moçambique, Província de Nampula) um projeto de ação humanitária que pretende reforçar a soberania alimentar e agrícola das famílias de deslocados que se têm vindo a fixar no distrito devido à instabilidade vivida na província vizinha de Cabo Delgado.

O Governo do Distrito cedeu a estas famílias vulneráveis parcelas de terreno para autoprodução, mas subsistem dificuldades no acesso às ferramentas e sementes necessárias ao seu cultivo. Para ajudar a ultrapassar este obstáculo, o projeto vai, entre outras atividades, fornecer kits agrícolas às famílias deslocadas.

Na semana passada, o Presidente da ADPM, Jorge Revez, o Administrador do Distrito, Orlando Muevano, e a equipa local do projeto realizaram visitas ao terreno para continuar o levantamento de necessidades junto dos beneficiários. Em conversações com as famílias, o Administrador do Distrito explicou a iniciativa: “Com o apoio da ADPM e financiamento do Instituto Camões, nós vamos ajudar a resolver as vossas necessidades de sementes, catanas, enxadas...Aquele desafio que nos colocaram “nós deslocados de Cabo de Delgado, não temos comida!”. Para isto a solução não será trazermos comida sempre. Vamos por esta via: produzirem pessoalmente, para terem o que comer e uma parte para vender, para vosso sustento e para sustento dos vossos filhos.” 

Este é um projeto promovido pela ADPM, em parceria com o Governo do Distrito de Mecubúri e o Serviço Distrital de Atividades Económicas de Mecubúri, e é cofinanciado pelo Camões I.P.