Notícias

Monapo 20 anos depois


Monapo 20 anos depois

Acaba de sair um documentário sobre o trabalho desenvolvido pela ADPM em Monapo, uma pequena vila na província de Nampula, norte de Moçambique. Em Monapo, 20 anos depois, é possível ver como o trabalho desenvolvido durante duas décadas mudou a face daquele território a vários níveis, não só na formação,  capacitação e no associativismo, mas também na saúde, agricultura, nutrição, entre outros. 

Pela voz das pessoas de Monapo (técnicos, agricultores, membros de associações locais, bem como do cidadão comum) e da Cooperação Portuguesa em Moçambique, é possível ficar a conhecer um trabalho que mudou, de forma objetiva, a vida dos habitantes daquela região. Fruto de uma parceria estreita com asociações locais, foi possível alcançar alguns marcos importantes como:

- a contrução de 2 maternidades, 1 unidade de socorro e 1 enfermaria; 

- a construção de 35 salas de aula, o nível do secundário aumentou da 6.ª para a 12.ª classe; foram formados 1700 professores; mais 1000 alunos integraram o secundário; 

- água potável para 26000 habitantes, 16 furos de água e 9 fontanários;

- 8 associações de produtores agrícolas organizadas e capacitação de 153 agricultores.

A ADPM convida todos a ver o documentário, o que podem fazer aqui, e reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar na Cooperação para o Desenvolvimento, procurando soluções e compromissos junto das populações mais desfavorecidas.

O nosso agradecimento ao Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e à Help Images que produziu Monapo 20 anos depois.