Notícias

Oficina Tinturaria Natural: inscrições abertas!


Oficina Tinturaria Natural: inscrições abertas!
No próximo dia 19 de novembro terá lugar, em S. Domingos de Rana (Cascais), uma Oficina de Tinturaria Natural: trata-se de uma ação promovida pela ADPM, sendo dinamizada por Annette Brinckerhoff, criadora da Tinctorium Studio.
 
Esta oficina, realizada no âmbito do Grupo Operacional (GO) Tinturaria Natural, tem como objetivo proporcionar um contacto mais direto com as plantas tintureiras que nos rodeiam; bem como destacar o potencial da utilização de corantes naturais aplicados a fibras, também elas naturais.
 
A Oficina – uma boa oportunidade de aprendizagem sobre esta área - terá a duração de oito horas (das 9 às 18 horas), incluindo uma pausa para almoço partilhado.
 
Programação:
  • Manhã
i) Breve sessão teórica sobre os fundamentos;
ii) Praticar o processo de mordente e fazer uma caminhada para colheita das plantas;
  • Tarde
iii) Tingimento, prática de shibori, modificadores de cores para iniciar livro de amostras;
iv) Tingimento de uma peça própria.
 
Inscrição gratuita em: tiny.cc/oficina_TinturariaNatural
 
(limitada a 10 participantes)
 
O Projeto Grupo Operacional Tinturaria Natural é cofinanciado pelo PDR2020, Portugal 2020 através do FEADER. O Grupo resulta de uma parceria que reúne as seguintes entidades: ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola; Aroma do Vale; CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo; INIAV, IP – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.; Universidade da Beira Interior - UBI; Vila Bita.