Notícias

Oficinas de Transformação Agroalimentar em São Tomé e Príncipe: aprender a rentabilizar produtos


Oficinas de Transformação Agroalimentar em São Tomé e Príncipe: aprender a rentabilizar produtos

Foi entre os dias 4 e 7 de março que se realizaram 4 oficinas de transformação de produtos agroalimentares na Escola Profissional do Brasil, em São Tomé. Estas oficinas tiveram como objetivo capacitar cerca de 24 pessoas em formas alternativas de transformar, conservar e acrescentar valor aos produtos agroalimentares locais.

Os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos em diversas áreas, tais como: técnicas de conservação de produtos; boas práticas de higiene e fabrico; e rotulagem. Além disso, importa destacar a forte componente prática destas oficinas: os participantes puderam aprender a desidratar frutas e legumes; e a confecionar doces e compotas, entre outros subprodutos.

Esta iniciativa faz parte do projeto “Promoção de Produtos e Desenvolvimento de Recursos Locais”, que é desenvolvido pelas associações portuguesas Terras do Baixo Guadiana e Alentejo XXI, com o apoio da ADPM e a parceria em São Tomé e Príncipe das associações ADADER, Qua Tela e a Plataforma de Turismo Sustentável e Responsável. Conta com o cofinanciamento do PDR2020 (Leader) através do FEADER.