Notícias

Património da Ilha de Moçambique: Sensibilizar, Valorizar e Promover


Património da Ilha de Moçambique: Sensibilizar, Valorizar e Promover

Hoje, na Ilha de Moçambique, foi apresentado, à comunidade e às entidades locais, o Plano de Ação Participado para o Turismo Histórico e Cultural. Trata-se de um documento de carácter estratégico e orientador para o desenvolvimento do setor do turismo na Ilha de Moçambique e Mossuril, que foi elaborado pela ADPM com base num processo de reflexão alargado e inclusivo, envolvendo ativamente mais de 70 representantes dos atores locais e comunidade.

O evento foi também a oportunidade para o lançamento do Manual de Educação para o Património da Ilha de Moçambique, uma publicação que pretender ser uma ferramenta de ensino e aprendizagem para sensibilizar e capacitar a população juvenil da Ilha para as questões do património.

Durante a tarde, foi ainda realizada uma reunião de concertação em torno do Plano de Marketing para Promoção do destino Ilha de Moçambique, o qual visa propor uma estratégia para a promoção organizada do turismo local e para o marketing territorial.

A sessão contou com a presença de representantes de diversas instituições, incluindo GACIM, Governo do Distrito, Concelho Municipal e Posto de Turismo, FCSH – Unilúrio, Museu da Ilha de Moçambique e IMPIM.

Estas são atividades desenvolvidas no âmbito da Componente 4 do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – 3.º fase, que é cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. 

Agradecemos a todos aqueles que marcaram presença, bem como a todos os que participaram no processo que permitiu atingir estes resultados!