Notícias

Pelas comunidades e com as pessoas


Pelas comunidades e com as pessoas

40 anos. Hoje. Temos muitas histórias nestas quatro décadas e será impossível contar todas até ao próximo domingo, dia em que encerraremos esta celebração nas nossas redes sociais. Celebramos conscientes das contingências associadas à pandemia que atravessamos, e com a motivação de, por esta via, dar conta aos sócios, à população de Mértola e de outras comunidades, bem como aos nossos parceiros e às instituições que nos apoiam, dos percursos que trilhámos até ao presente, dando eco de alguns dos resultados conseguidos e da nossa preocupação em contribuir para um futuro melhor, mais justo digno e sustentável dos territórios e das comunidades nos quais temos atividade e cooperação.

Esta celebração é feita com orgulho. Orgulho na transformação de alguns cenários de maiores constrangimentos, na procura de um quotidiano com menos dificuldades e mais soluções de futuro para as comunidades com as quais trabalhamos, com uma visão clara e de respeito pela sustentabilidade dos territórios que queremos ajudar a transformar através dos seus recursos locais. Pelas comunidades e com as pessoas, integrando-as num processo de desenvolvimento económico, social e cultural do qual devem apropriar-se.

Nem tudo foram sucessos. Mas muitos houve. Aproveitamos para fazer um balanço que é feito para dentro também. Ao longo dos próximos dias, daremos voz aos colaboradores, homens e mulheres que deixaram aqui o seu contributo, e são muitos, muitos mesmo que permanecem, um verdadeiro espírito de equipa que faz com que todos ajudem a desbravar novos caminhos, mesmo quando já não estão todos os dias ao nosso lado. Cada um deu passos que abriu caminhos para outros caminharem. Caminho que ainda não acabou e que provavelmente nunca acabará. Prova disso são os que, no presente, dão passos constantes, por vezes impercetíveis, mas que vão consolidando o trabalho, descobrindo novos rumos, levando e trazendo novos projetos, concretizando muitas vezes sonhos, seus e de outros, numa fantástica cumplicidade de profissionalismo e humanismo.

Aos parceiros, públicos e privados, da Sociedade Civil e do Estado, que têm emparceirado connosco tantos e tantos desafios deixamos o nosso sincero apreço e reconhecimento e que, sem o seu apoio e conforto, decerto não teríamos chegado até aqui.

Uma palavra especial para os nossos parceiros da cooperação internacional. O seu reconhecimento dá-nos força e motivação acrescida para persistir no nosso esforço de contribuir para um mundo mais equilibrado e saudável, com melhor gestão dos recursos e dos potenciais que em cada lugar sempre existem, e mais solidário e generoso.

Hoje celebramos o aniversário da ADPM na certeza de que o celebramos com as pessoas e com as organizações, públicas e privadas, que connosco têm percorrido um caminho que se faz caminhando.

A Direção da ADPM