Notícias

Produção de gergelim e feijão nhemba em Itoculo - Moçambique


Produção de gergelim e feijão nhemba em Itoculo - Moçambique

Foram iniciados os trabalhos de produção de gergelim e feijão Nhembra (Feijão-de-Corda) nos campos da Associação Frente Agrícola de Namiro Itoculo (AFANI). O gergelim é produzido para a comercialização. Quanto ao feijão Nhemba, parte da produção é destinada ao consumo e a outra é usada como semente. O armazenamento das sementes é feito dentro de residências e de alguns armazéns improvisados acoplados a residências.

A multiplicação da semente de feijão Nhemba é importante para garantir a disponibilidade das sementes na comunidade para a próxima campanha a custo acessível para os produtores. Os campos foram estabelecidos de acordo com as boas práticas de produção, respeitando espaçamento (compasso) recomendado para as variedades (50cm*20cm).

Estas atividades inserem-se no âmbito do projeto "Desenvolvimento Rural Sustentável – Capacitação do setor agrícola no distrito de Monapo" (Moçambique), que é cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.