Notícias

Projeto “COVID-19, a Prevenção é a Solução” arranca em Moçambique


Projeto “COVID-19, a Prevenção é a Solução” arranca em Moçambique

Com o objetivo de contribuir para a disseminação da informação e consciencialização das comunidades relativamente aos principais sintomas, formas de contágio e métodos de prevenção, e mitigação dos impactos negativos do coronavírus, o projeto “COVID-19, a Prevenção é a Solução” iniciou oficialmente os seus trabalhos em setembro. Este projeto conta, a partir de hoje, com uma equipa qualificada no terreno, que garantirá a realização das atividades previstas e o sucesso na sua operacionalização.

A ADPM e a OIKOS, enquanto entidades que compõem o consórcio, contam ainda com um conjunto de parceiros na área de intervenção do projeto, como os Conselhos Municipais de Monapo, Mossuril e Ilha de Moçambique, Serviços Distritais de Saúde e Associações Locais, que muito têm contribuído para identificação de prioridades e para o êxito das intervenções das ONG nos diferentes distritos.

Esta iniciativa será desenvolvida durante o período de 12 meses, esperando alcançar dois resultados: por um lado, o estabelecimento de uma comunicação de proximidade com as comunidades através da transferência de informação e incentivo à adoção de medidas de prevenção; por outro, apoio no reforço da resposta à COVID-19 por parte das unidades de saúde, através da aquisição e distribuição de materiais de proteção e desinfeção e, simultaneamente, da capacitação dos técnicos e reforço dos procedimentos dentro destas unidades.

O projeto “COVID-19, a Prevenção é a Solução” é coordenado pela ADPM, em parceria com a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.