Notícias

Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável explora as várias etapas da Agroecologia


Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável explora as várias etapas da Agroecologia

O processo de Agroecologia é complexo e não se restringe apenas às técnicas de produção: foi com base nesta premissa que os técnicos da ADPM em Monapo (Nampula – Moçambique) levaram a cabo uma oficina que se revelou um desafio. Apesar de estar previsto trabalhar unicamente as técnicas de produção, os técnicos, dando-se conta das matérias-primas que tinham ao seu dispor, decidiram trabalhar em duas vertentes:

1. Foram aplicadas técnicas de compostagem e de produção de inseticidas (com calda de fumo e de sabão), que serão utilizados nas “machambas” (hortas) dos beneficiários. A produção de formas de combate a pragas, como a mosca branca, cochonilhas, entre outros; assim como a de compostos orgânicos para adubação, demonstram a importância de uma produção saudável e de baixo custo. 

2. Ao nível nutricional, aproveitando a época de manga e do caju, castanha e pseudofruto (em abundância na comunidade); mas também utilizando o limão “do vizinho”, o amendoim que tinham armazenado, e mais alguns ingredientes como tomate, repolho, alface e cebola, fez-se uma espécie de “Ceviche”. Desta forma, os alimentos foram valorizados e transformados numa salada rica em minerais e proteínas.

Atividade inserida no âmbito do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável – Capacitação do setor agrícola no distrito de Monapo, que é cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.