Notícias

Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável marcou presença no Festival do Caju


Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável marcou presença no Festival do Caju

O Festival do Caju 2021, certame que já vai na sua segunda edição e que teve lugar no Distrito de Monapo (Província de Nampula), contou com a participação da ADPM através do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável, sendo que um grupo de mulheres apresentou as mais variadas formas de aproveitamento integral do caju. Entre os produtos apresentados, destaque para:

  • a geleia de mel de caju e olapa;
  • cajus cristalizados;
  • doces de caju;
  • pão de caju e mandioca com cobertura de coco;
  • e até sabonetes de caju!

Esta atividade do projeto está diretamente relacionada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Erradicar a Fome. O projeto tem desenvolvido esforços no sentido de reduzir perdas e ajudar a melhorar a alimentação do povo moçambicano, uma vez que a insegurança alimentar ainda é um problema grave no país, em particular no Norte. Deste modo, torna-se urgente encontrar formas de aproveitamento integral deste fruto e de fazer com que as comunidades incorporem estes hábitos no seu regime alimentar.

Atividade inserida no âmbito do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável – Capacitação do setor agrícola no distrito de Monapo, que é cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.