Notícias

Projeto INHERIT: Castro Marim acolheu encontro de empresas Natural.pt


Projeto INHERIT: Castro Marim acolheu encontro de empresas Natural.pt

Decorreu, no dia 12 de julho, um encontro que juntou empresas NATURAL.PT em Castro Marim, e que teve como objetivo a promoção do turismo sustentável na sua relação com o património natural, sendo uma oportunidade para as empresas da marca se conhecerem melhor e poderem fomentar parcerias entre si.

De forma a dar a conhecer das atividades das empresas natural.pt, a reunião decorreu no SPA salino de Castro Marim, uma estrutura inovadora que une turismo e produção tradicional local. Contou com observação de aves a cargo da empresa Birds and Nature e a oferta de um conjunto de produtos da empresa Quinta da Fornalha. Participou ainda o mentor do selo Natural.pt, o Dr. João Carlos Farinha, do ICNF, a quem agradecemos a participação.

Participaram 11 empresas, entre as quais duas de Mértola, o que se revelou do maior interesse, dada a forte ligação que o Guadiana faz entre Mértola e estes concelhos do sotavento algarvio.

Foram abordados problemas comuns, como:

- a importância de maior apoio à promoção por parte das entidades públicas;

- a necessidade de dar a conhecer o património natural, em particular aos portugueses, começando pelas crianças nas escolas;

- manter o património cultural aberto e acessível a todos (castelos, monumentos…);

- necessidade de maiores incentivos à redução do uso da água e energia nas estruturas turísticas;

- as empresas reafirmaram a necessidade de serem ouvidas pelas entidades públicas.

Iniciativa realizada em parceria com a Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e a Associação Odiana, e inserida no projeto INHERIT, cofinanciado pelo Programa INTERREG-MED.