Notícias

Projeto INHERIT: Mértola acolheu encontro de empresas Natural.pt


Projeto INHERIT: Mértola acolheu encontro de empresas Natural.pt

Decorreu ontem, dia 28 de julho, um encontro que juntou empresas NATURAL.PT em Mértola e que teve como objetivo a promoção do turismo sustentável na sua relação com o património natural, sendo uma oportunidade para as empresas da marca se conhecerem melhor e poderem fomentar parcerias entre si.

De forma a dar a conhecer das atividades das empresas natural.pt, a reunião decorreu durante um passeio no Guadiana, num barco de uma das empresas, a Beira Rio. Contou com observação de aves a cargo da empresa Birds and Nature e uma degustação de sabores locais de empresas Natural.pt que não puderam participar, tais como: mel e doce de abóbora do Monte dos Bens, doce de figo-da-índia da Myrtilis Gourmet, pera bêbeda de O Lugar da Júlia, queijo de cabra e de ovelha da Queijaria Vale do Guadiana. Tudo regado com um bom vinho biológico da Herdade dos Lagos.

Das 38 empresas Natural.pt, só 6 puderam participar, dado estarem muito ocupadas nesta época do ano. Agradecemos assim às empresas pela participação: a Herdade Vale Covo, a Lynx Lands, a Beira Rio, a Birds and Nature, a Queijaria de Joaquim Mestre Raposo e a Casa do Funil.

Foram apresentadas propostas concretas para o futuro, como:

  • trabalhar em rede – criação de uma Rede turística do parque do Guadiana, por exemplo;
  • apoio à promoção por parte das entidades públicas – retomar os vouchers “As Mil e Uma Noites”, a “Bird watching friendly”, a “Dark sky Alqueva”a “Âncoras do Guadiana e a Feira das Plantas aromáticas, por exemplo;
  • a conhecer o património natural, com pontos de informação e painéis informativos;
  • maior auscultação das empresas locais de qualidade, pelas entidades públicas, em particular pelas entidades locais.

Iniciativa realizada em parceria com a Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e a Associação Odiana, e inserida no projeto INHERIT, cofinanciado pelo Programa INTERREG-MED.