Notícias

Projeto LIFE Live-Adapt nas Jornadas Etnobotânicas em Mértola


Projeto LIFE Live-Adapt nas Jornadas Etnobotânicas em Mértola

O projeto LIFE Live-Adapt foi um dos destaques da terceira edição das Jornadas Etnobotânicas do Pulo de Lobo, um evento que decorreu na Amendoeira da Serra, aldeia no concelho de Mértola, de 25 a 27 de março de 2022. Ao longo de três dias, o programa incluiu workshops, conferências e visitas técnicas de campo.

O programa de domingo, 27 de março, começou com uma visita à exploração da Sociedade Agrícola Vargas Madeira, uma das áreas-piloto do projeto LIFE Live-Adapt, que contou com a participação de 20 pessoas e teve uma duração de 4 horas.

Guiados por João Madeira, os participantes visitaram a propriedade onde são produzidas 2000 ovelhas, de raça autóctone campaniça, em regime extensivo. Falou-se de pastagens e do modelo de gestão que a Sociedade Agrícola tem vindo a adaptar, e visitaram-se alguns dos locais de amostragem do projeto. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as espécies florísticas que existentes na parcela em estudo, compreender os esforços de monitorização que têm vindo a ser feitos na propriedade e perceber de que forma a fauna coprófaga pode contribuir para a incorporação de matéria orgânica no solo. A conversa evolui para a gestão da paisagem e o impacto de modelos de maneio, tendo sido identificados os múltiplos benefícios que a pecuária extensiva aporta ao solo, às espécies florísticas e à qualidade da produção.

As jornadas Etnobotânicas foram organizadas pela Associação Montícola e pelo Município de Mértola.

Relembramos que a ADPM é um dos parceiros do Projeto LIFE Live-Adapt, cofinanciado pelo Programa LIFE de Adaptações Climáticas da União Europeia.