Notícias

Projeto Raízes em destaque na Rádio Televisão de Cabo Verde


Projeto Raízes em destaque na Rádio Televisão de Cabo Verde

A semana transata foi muito preenchida para o Projeto Raízes - Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo em Santo Antão. Começou com o arranque primeiro curso técnico-profissional de agentes de desenvolvimento em Turismo, que conta com a presença de 26 jovens da ilha que serão capacitados em matéria de desenvolvimento local, com enfoque no turismo de base sustentável e comunitário, num projeto inédito em Cabo Verde. Para além disto, no dia 8 de março, foram inaugurados dois equipamentos: o Posto de Turismo e um Centro de Interpretação do Território. Essenciais para o desenvolvimento e promoção do turismo nesta ilha de Cabo Verde, as duas infraestruturas têm um papel igualmente relevante para o conhecimento e história do território e das suas comunidades. Representam um avanço decisivo para as dinâmicas de sustentabilidade económica e para a identidade e coesão social do concelho de Porto Novo em particular, e de Santo Antão no seu todo.

De referir ainda que, para além do impacto que criou na sociedade de Santo Antão, a semana também teve repercussão mediática, culminando com a publicação de duas reportagens na Rádio e Televisão de Cabo Verde que podem ser vistas aqui e aqui.

O projeto RAIZES é promovido pela ADPM, em parceira com a associação 14 MAIS, ADIRP, Dragoeiro, Câmaras Municipais de Paul e Porto Novo e ISCEE, contanto ainda como parceiros associados o CNAD, IEFP, Ministério de Agricultura e Ambiente, Áreas Protegidas de Santo Antão, Ministério da Economia e Universidade do Algarve.

O projeto RAIZES, financiado pela União Europeia em Cabo Verde e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, teve início em setembro de 2017 e terá a duração de três anos, tendo como objetivo geral promover o turismo sustentável como fator de geração de rendimentos e melhoria das condições socioeconómicas na Ilha de Santo Antão. O objetivo específico do projeto é diversificar e qualificar a oferta turística com base no património e na capacitação das Organizações da Sociedade Civil na Ilha de Santo Antão.