Notícias

Resiliência Climática: Agricultura Sustentável e Agroecologia em Cabo Verde


Resiliência Climática: Agricultura Sustentável e Agroecologia em Cabo Verde

Entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2024, realizou-se, em Santo Antão - Cabo Verde, a 2.ª Reunião de Consórcio do projeto CIRAWA. Este encontro, organizado pelos parceiros do projeto em Cabo Verde (ADPM, MAA, AJAZPUPN e AMUPAL), decorreu em Porto Novo e reuniu os 16 parceiros de 9 países. O CIRAWA é um projeto de quatro anos, financiado pela União Europeia, centrado em soluções agroecológicas inovadoras para criar resiliência climática em Cabo Verde, Gana, Senegal e Gâmbia. Em Cabo Verde, o projeto conta com a ADPM como entidade coordenadora regional e o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a AJAZPUPN (Associação dos Jovens Agricultores da Zona Peri-Urbana de Porto Novo) e a AMUPAL (Associação das Mulheres do Planalto Leste) como parceiros locais.

  • No dia 28 de fevereiro, os parceiros estiveram reunidos para discutir o progresso das atividades do projeto durante o 1.º ano de projeto, bem como a planear os próximos passos. O projeto centra-se em quatro abordagens agroecológicas inovadoras: valorização dos agro-resíduos; fitorremediação; sementes de qualidade; e práticas de gestão dos solos.
  • No dia 29 de fevereiro, os participantes participaram em duas visitas de campo para explorar diferentes práticas agroecológicas a serem aplicadas pela AJAZPUPN e AMUPAL - associações locais parceiras do projeto CIRAWA - em campos experimentais.
  • No dia 1 de março, o CIRAWA acolheu uma mesa-redonda em que reuniu agricultores, investigadores e policymakers, com o objetivo de abordar os desafios, necessidades e soluções nas áreas da agricultura sustentável e agroecologia em Cabo Verde.

A realização da 2.ª Reunião de Consórcio em Cabo Verde permitiu a todos os parceiros do projeto adquirir maior conhecimento e compreensão da realidade local e dos desafios da agricultura no país. Desta forma, o projeto CIRAWA irá contribuir para uma agricultura mais resiliente através de estratégias agroecológicas, que permitam aos agricultores lidar com os desafios associados às alterações climáticas.

A ADPM e os parceiros de Cabo Verde integram este consórcio liderado pela Fundação CARTIF (Espanha). O projeto CIRAWA – SOLUÇÕES AGROECOLÓGICAS PARA UMA AGRICULTURA RESILIENTE NA ÁFRICA OCIDENTAL é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Horizon Europe.

O encontro também foi destacado na imprensa de Cabo Verde, conforme pode ver aqui.