Notícias

Santo Antão, Cabo Verde: Energia Elétrica já é uma realidade em todo o Planalto Norte


Santo Antão, Cabo Verde: Energia Elétrica já é uma realidade em todo o Planalto Norte

O dia 9 de abril ficará para a história do Planalto Norte (Santo Antão, Cabo Verde), em particular para a comunidade de Bolona. Ontem foi inaugurado o sistema elétrico que permite à referida comunidade ter acesso a energia elétrica, sendo de destacar que se trata de energia limpa, gerada através de uma central fotovoltaica. Esta ação, que cumpre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (1, 7 e 10) naquele território, corresponde ao cumprimento de uma necessidade essencial para a população local; e representa o culminar de um processo que começou há mais de uma década com um contributo decisivo da ADPM, que permitiu levar energia a todo o Planalto Norte.

O evento contou com a presença do Ministro da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, Eng.º Alexandre Monteiro; do Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Dr. Aníbal Fonseca; do Administrador Executivo da Electra, Eng.º Osvaldino Lopes; entre representantes de outras entidades. A ADPM fez-se representar pelo técnico Amilton Ary Lopes.

Esta foi uma ação realizada no âmbito do Projeto "Bolona com Energia Elétrica" no Planalto Norte. Conta com cofinanciamento do Ministério da Indústria, Comércio e Energia de Cabo Verde, da Câmara Municipal do Porto Novo, da Electra, do GEF SGP/Nações Unidas, através da Cooperativa de Criadores do Planalto Norte; e da Cooperação Portuguesa através da Associação de Defesa do Património de Mértola.