Notícias

São Tomé e Príncipe: realização de um diagnóstico participado sobre o turismo


São Tomé e Príncipe: realização de um diagnóstico participado sobre o turismo

No âmbito do Projeto de Cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe “Promoção de Produtos e Desenvolvimento de Recursos Locais”, foram realizadas em São Tomé quatro reuniões setoriais focadas no desenvolvimento do turismo, com empresários e entidades públicas e privadas representativas de vários setores. 

O projeto em causa visa o desenvolvimento e a consolidação do tecido económico dos territórios rurais em Portugal e São Tomé e Príncipe envolvidos no processo de cooperação, através do apoio direto à partilha de experiências, da promoção do turismo sustentável e inclusivo e dos seus benefícios noutros sectores da economia.

Foi com esse objetivo que foram dinamizadas quatro reuniões setoriais com empresários e entidades públicas e privadas representativas de distintos setores, num total de 40 participantes. Com esta iniciativa, definiram-se grupos de trabalho temáticos para a realização de um diagnóstico participado, responsáveis por identificar problemas e soluções para que, de forma multissectorial, sejam definidas as medidas a tomar em direção à promoção do turismo sustentável e inclusivo dos territórios de intervenção. 

A primeira reunião incidiu no tema “Turismo e a Qualificação do Sector”, seguindo-se os temas “Ambiente e Turismo”, “Agricultura e Turismo” e “Património Cultural, Artesanato e Turismo”.

O Projeto “Promoção de Produtos e Desenvolvimento de Recursos Locais” é promovido pelos Grupos de Ação Local (GAL’s) Terras do Baixo Guadiana e Alentejo XXI, com o apoio da ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola e a parceria em São Tomé e Príncipe das associações ADADER, Qua Tela e a Plataforma de Turismo Sustentável e Responsável, com o cofinanciamento do PDR2020, através do FEADER.