Notícias

Um dia diferente para as crianças e jovens de Monapo – Moçambique


Um dia diferente para as crianças e jovens de Monapo – Moçambique

O Dia Internacional da Criança teve um significado especial para as crianças e jovens de Monapo (Distrito de Nampula, Moçambique), uma vez que se realizaram várias atividades de ocupação de tempos livres. Esta iniciativa reveste-se de grande importância, visto que a maior parte das crianças, quando não está em período escolar, realiza tarefas domésticas, agrícolas e outras, não lhe sobrando muito tempo para brincar.

A Ocupação de Tempos Livres de Crianças e Jovens (OTL) desenvolve um conjunto de atividades, com grupos de jovens de 8 bairros daquela localidade (com idades entre os 6 e os 15 anos), com o objetivo de ocupar o tempo de forma adequada à sua idade.

No dia 1 de junho, o técnico da ADPM, António Benjamim Rocha, reuniu um pequeno grupo de 26 crianças e jovens, levando-o a apresentar-se na Praça dos Heróis Moçambicanos como é tradição. Depois seguiu-se a visita ao Centro infantil Saber de Criança, onde os jovens ajudaram as crianças a pintar as suas mãos na parede. No espaço do Centro de Recursos do Município de Monapo as crianças participaram em concursos de leitura, desenho e montagem de jogos.

Esta foi uma Iniciativa inserida no âmbito do Projeto “Nutrir e Crescer – Monapo em Progresso”, cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.