COAST - Conservação dos ecossistemas marinhos em Santo Antão, Cabo verde: implicações regulamentares a nível social

DESIGNAÇÃO DO PROJETO | Conservação dos ecossistemas marinhos em Santo Antão, Cabo verde: implicações regulamentares a nível social

REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Ilha de Santo Antãi, Cabo Verde

ENTIDADE FINANCIADORA | FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia

PARCEIROS | Universidade de Aveiro; CIIMAR; AIR Centre; UBO – Université de Bretagne Occidentale; GEOMAR; UAc – Universidade dos Açores; CSIC – Consejo Superior de Investigaciones Centíficas; Universitat de Barcelona; Underwater Experience; Universidade Técnica do Atlântico; Biosfera; Ocean Science Centre Mindelo; IMar; Câmara Municipal Porto Novo; Green Turtle

 

DATA DE INÍCIO | 01 - 04 - 2022

DATA DE CONCLUSÃO | 31 - 03 - 2025

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL | 16.500€

APOIO FINANCIADO | 16.500€

 

OBJETIVOS:

O projeto COAST contribuirá para entendermos o estado das zonas costeiras na ilha de Santo Antão em Cabo Verde, como resposta à variabilidade climática.
Este projeto tem 5 objetivos: a) mapear os habitats costeiros na ilha de Santo Antão, integrando os dados físicos, geomorfológicos, biogeoquímicos e biológicos, b) estimar padrões de biodiversidade bentónica das comunidades marinhas em relação às características do habitat, c) avaliar a vulnerabilidade das comunidades bentónicas estudadas através da aplicação de modelos de avaliação de riscos, d) criar recomendações para planos de gestão visando reduzir ou mitigar impactos antropogénicos, e e) criar atividades de divulgação e capacitação.

 

ATIVIDADES:

Serão realizadas várias campanhas oceanográficas no contexto desta proposta usando tecnologia avançada (ROV, Rebreather, sistema batimétrico de feixes múltiplos e sonar de varrimento lateral), para recolher dados multidisciplinares dos ecossistemas marinhos em áreas costeiras da ilha de Santo Antão, selecionando transetos específicos nas áreas de interesse. Os padrões de biodiversidade bentónica e os parâmetros ambientais serão avaliados usando vários procedimentos de amostragem, incluindo imagens e mapeamento. Os stocks permanentes da fauna e a diversidade estrutural e funcional serão avaliados para cada área, usando métodos estatísticos uni e multivariados para explorar os fatores subjacentes que estruturam as comunidades observadas.

WP 1. Recolha de dados base.
WP 2. Funcionamento do ecossistema dos habitats de Santo Antão.
WP 3. Avaliação ambiental dos ecossistemas de Santo Antão e potenciais ações de recuperação.
WP 4. Políticas socioeconómicas de conservação e recuperação.
WP 5. Comunicação, formação e divulgação.
WP 6. Coordenação e gestão de dados.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

O COAST espera aprofundar o nosso conhecimento em alterações climáticas nos ecossistemas costeiros, contribuindo para o preenchimento de algumas das atuais lacunas de conhecimento em Cabo Verde. Quaisquer dados sobre estes ecossistemas fornecerão resultados interessantes, únicos e importantes. Além disso, com os resultados do projeto, também pretendemos apoiar decisões de gestão no contexto do desenvolvimento de planos de mitigação dos efeitos das alterações ecológicas globais, em consonância com as necessidades das partes interessadas e comunidades locais.