DESIGNAÇÃO DO PROJETO | Por Terras do Lince-ibérico
CÓDIGO DO PROJETO | P049417
OBJETIVO PRINCIPAL | Reforçar a atratividade turística da região com base no seu património natural e cultural, associado a um fator diferenciador de elevado impacto – a presença do lince-ibérico (Lynx pardinus).
REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Concelhos de Mértola e Serpa
ENTIDADE BENEFICIÁRIA | ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola
DATA DE APROVAÇÃO | 15 Dezembro 2017
DATA DE INÍCIO | 01-01-2018
DATA DE CONCLUSÃO | 31-12-2019
INVESTIMENTO ELEGÍVEL |349.508,00
FINANCIAMENTO | 309.541,00
OBJETIVOS, ACTIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS
Por Terras do Lince-ibérico é um projeto de valorização da região que com base no seu património natural e cultural associado a um fator diferenciador de elevado impacto – a presença de uma espécie selvagem em vias de extinção: o lince-ibérico (Lynx pardinus). Para alcançar tal objetivo, propõe-se a realização das seguintes atividades:
1. Qualificação das infraestruturas de acolhimento ao turista
- Centro de informação sobre o Lince-ibérico no CIPAS
- Centro de interpretação do Lince-ibérico e Observatório em S. João dos Caldeireiros
Instalação de observatório da fauna em São João dos Caldeireiros
- Instalação de quiosque multimédia (TOMI) sobre o território do Lince-ibérico em Mértola
- Obras de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida
2. Criação de site para divulgação online de toda a oferta turísticas existente no território do Lince
- Recolha e disponibilização online das diversas rotas existentes
- Definição de rota âncora para as terras do lince com ligação às existentes no território
3. Sinalética das rotas do território associadas ao Lince
- Criar/reforçar a sinalética das rota âncora e das rotas já existentes
4. Promoção dos Territórios de Lince
- Desenvolvimento de plano estratégico de comunicação, tendo como objetivo a divulgação da oferta de turismo de natureza no território do lince-ibérico
- Desenvolvimento de uma campanha de publicidade que divulgue o turismo de natureza no Parque Natural do Vale do Guadiana em geral, tendo como elemento diferenciador a presença do Lince-ibérico
- Promoção de media trips para jornalistas, blogers, operadores turísticos e opinion makers ao território
5. Ações de apresentação e disseminação dos resultados das atividades do projeto
- Road-show de divulgação das atividades do projeto
- Produção de material de disseminação de resultados
O principal resultado esperado é o reforço da atratividade turística da região.