Por Terras do Lince-ibérico

DESIGNAÇÃO DO PROJETO | Por Terras do Lince-ibérico

CÓDIGO DO PROJETO | P049417   

OBJETIVO PRINCIPAL | Reforçar a atratividade turística da região com base no seu património natural e cultural, associado a um fator diferenciador de elevado impacto – a presença do lince-ibérico (Lynx pardinus).

REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Concelhos de Mértola e Serpa

ENTIDADE BENEFICIÁRIA | ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola

 

DATA DE APROVAÇÃO | 15 Dezembro 2017

DATA DE INÍCIO | 01-01-2018

DATA DE CONCLUSÃO | 31-12-2019

INVESTIMENTO ELEGÍVEL |349.508,00

FINANCIAMENTO | 309.541,00

 

OBJETIVOS, ACTIVIDADES E RESULTADOS ESPERADOS

Por Terras do Lince-ibérico é um projeto de valorização da região que com base no seu património natural e cultural associado a um fator diferenciador de elevado impacto – a presença de uma espécie selvagem em vias de extinção: o lince-ibérico (Lynx pardinus). Para alcançar tal objetivo, propõe-se a realização das seguintes atividades:

 

1. Qualificação das infraestruturas de acolhimento ao turista

- Centro de informação sobre o Lince-ibérico no CIPAS

- Centro de interpretação do Lince-ibérico e Observatório em S. João dos Caldeireiros

Instalação de observatório da fauna em São João dos Caldeireiros

- Instalação de quiosque multimédia (TOMI) sobre o território do Lince-ibérico em Mértola

- Obras de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

 

2. Criação de site para divulgação online de toda a oferta turísticas existente no território do Lince

- Recolha e disponibilização online das diversas rotas existentes

- Definição de rota âncora para as terras do lince com ligação às existentes no território

 

3. Sinalética das rotas do território associadas ao Lince

- Criar/reforçar a sinalética das rota âncora e das rotas já existentes

 

4. Promoção dos Territórios de Lince

- Desenvolvimento de plano estratégico de comunicação, tendo como objetivo a divulgação da oferta de turismo de natureza no território do lince-ibérico

- Desenvolvimento de uma campanha de publicidade que divulgue o turismo de natureza no Parque Natural do Vale do Guadiana em geral, tendo como elemento diferenciador a presença  do Lince-ibérico

- Promoção de media trips para jornalistas, blogers, operadores turísticos e opinion makers ao território

 

5. Ações de apresentação e disseminação dos resultados das atividades do projeto

- Road-show de divulgação das atividades do projeto

- Produção de material de disseminação de resultados

 

O principal resultado esperado é o reforço da atratividade turística da região.