EducaLince

DESIGNAÇÃO DO PROJETO | EducaLince

CÓDIGO DO PROJETO | AVISO N.º 7780/2020 - PROTEGER A VIDA TERRESTRE

OBJETIVO PRINCIPAL | Informar, sensibilizar e educar a população para a importância dos ecossistemas e da biodiversidade pela riqueza que geram, mas também pelas suas funções sociais, culturais e ambientais, com particular ênfase para os territórios do lince ibérico.

REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Mértola, Alcoutim e Serpa

ENTIDADES BENEFICIÁRIAS | ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola,

DATA DE APROVAÇÃO | 15/10/2020

DATA DE INÍCIO | 19-10-2020

DATA DE CONCLUSÃO | 30-11-2020

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL | 49.700,00 EUR

APOIO FINANCIADO DA UNIÃO EUROPEIA | FUNDO AMBIENTAL – 47.215,00 EUR

 

OBJETIVOS:

- Sensibilizar a população dos concelhos de Alcoutim, Mértola e Serpa para a importância dos territórios do lince, de que ambos – o Homem e o lince – dependem. 

- Contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda

2030, nomeadamente o ODS 15 de Proteger a Vida Terrestre (associado aos ODS 4, 10, 11, 12,

13 e 17)

- Contribuir para o cumprimento do Acordo de Paris e do Referencial de Educação Ambiental

para a Sustentabilidade

- Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030

- Contribuir para a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento

- Contribuir para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável

- Contribuir para a construção de uma sociedade justa, inclusiva, racional e eficiente na

utilização dos seus recursos, que conjugue a equidade entre gerações, a qualidade de vida dos

cidadãos e o desenvolvimento económico

- Contribuir para a valorização do território-alvo do projeto

 

ATIVIDADES:

- Concurso “Lynx parade”: concurso a nível nacional para construção de linces em três dimensões, com design apelativo e reutilização de materiais.

- Elaboração de um mural em cada vila sobre o Lince e Ecossistema do qual depende, por forma a sensibilizar o público em geral, quer população dos concelhos como turistas, sobre a importância deste Ecossistema.

- Ações de formação nas escolas (online ou presencial) e realização de um Geocaching em torno do ODS 15. Com esta acção pretende-se educar e sensibilizar os jovens, ao mesmo tempo que se fornece ferramentas para a comunidade docente introduzir este tema nos seus programas curriculares.

- Elaboração de um Guia Digital da Fauna e Flora da região, focado nas espécies representativas do habitat do lince-ibérico, como um meio imaterial de promoção e divulgação da biodiversidade.

- Elaboração de uma curta-metragem, com recurso a ilustração e animação, sobre o Ecossistema do lince e a sua História. Após evento de lançamento presencial ou apenas online, será divulgada nas ações com escolas, nas infraestruturas da ADPM e Autarquias, nas redes

sociais

- Introdução de informação técnico-científica, numa linguagem acessível para leigos, sobre os

territórios de lince num QUIZ a disponibilizar no TOMI (quiosque multimédia) e numa aplicação para dispositivos móveis.

- Conversas sobre linces & companhia, conversas informais com a comunidade, envolvendo equipas técnicas responsáveis por programas de conservação da biodiversidade, com o objetivo de disponibilizar informação técnica à comunidade. No cenário actual da Pandemia pelo Covid-19, caso seja necessário, estas sessões podem ser estruturadas de outra forma, em que através do trabalho colaborativo com as Juntas e Freguesia, as mesmas possam ser executadas via webinar.

- Exposição “Lynx parade”: exposição dos linces produzidos no âmbito do concurso, nas ruas dos principais centros urbanos da área abrangida, como forma de sensibilizar a comunidade para a necessidade de coabitarmos o mesmo território.

 

RESULTADOS ESPERADOS:

- Maior conhecimento sobre a biodiversidade e os ecossistemas presentes no território, os

serviços por eles prestados e os seus impactos no ordenamento e valorização do mesmo.

- Reconhecimento e valorização da presença do lince-ibérico no território como indicador do

bom estado de conservação dos ecossistemas, e por outro lado, do importante papel das

populações locais na manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas do território, e em

particular do lince-ibérico.

- Alteração comportamental com adoção de comportamentos sustentáveis que contribuam

para a manutenção e a valorização do território.

- Capacitação dos agentes económicos do território no que respeita a valorização económica

social e ambiental do território com base nos recursos e ecossistemas existentes.