DESIGNAÇÃO DO PROJETO | Monapo com Futuro
OBJETIVO PRINCIPAL | Promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens
REGIÃO DE INTERVENÇÃO | Moçambique, Província de Nampula, Distrito de Monapo
ENTIDADE BENEFICIÁRIA | ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola (Promotor);
ENTIDADES PARCEIRAS: Conselho Municipal de Monapo
Serviço Distrital da Educação e Cultura
Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Ação Social
Associações de Desenvolvimento local, da sociedade Civil (ASSANEMO; Wakihana, Wootokowa)
DATA DE INÍCIO | 1-12-2019
DATA DE CONCLUSÃO | 30-11-2022
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL | 515 732,52 €
APOIO | Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. – 294.956,29 €
OBJETIVOS:
i- aumentar o número de crianças integradas no 1º. Ciclo, com frequência de, pelo menos 1 ano de ensino pré escolar;
ii- aumentar o número de crianças com possibilidade de conclusão do ensino primário;
iii- tornar o ensino mais atrativo e motivador;
iv- melhorar o desempenho da língua portuguesa e aumentar os hábitos de leitura;
v- reduzir o número de crianças com integração/ocupação profissional, fora do âmbito familiar;
vi- promover a saúde das crianças, em contexto escolar;
vii- melhorar a prática profissional dos técnicos de nutrição;
viii- capacitar decisores, em políticas públicas;
ix- aumentar a autoestima das crianças e dos jovens e valorizar o património local.
ATIVIDADES:
Ativ. 1: Escolinhas de Monapo
Ativ. 2: Formação de animadores
Ativ. 3: Construção de bloco pedagógico (salas de aula)
Ativ. 4: Formação de docentes
Ativ. 5: Baús da educação
Ativ. 6: Promoção da leitura e da escrita em português
Ativ. 7: Tempos divertidos – ateliers dinâmicos, temáticos para crianças
Ativ. 8: Saúde escolar
Ativ. 9: Capacitação – ciclos de workshops
Ativ. 10: Nutrição - apoio técnico às atividades de nutrição
Ativ. 11: Baús da Nutrição
Ativ. 12: Infraestruturas de apoio
Ativ. 13: Capacitação de decisores técnicos e políticos da área da educação e saúde
Ativ. 14 Centro Cultural de Monapo
RESULTADOS ESPERADOS:
- mais crianças a frequentar o ensino pré escolar;
- profissionais mais capacitados para dinamização das atividades de pré escolar;
- possibilidade de mais crianças prosseguirem os estudos para além da 7ª. classe;
- docentes mais capacitados;
- escolas com mais e melhores recursos educativos;
- melhor desempenho, por parte dos professores e língua portuguesa mais fluida, por parte das crianças;
- menos crianças com a responsabilidade de ter uma ocupação, não adequada à sua idade;
- deteção precoce de doenças, em crianças em idade escolar;
- profissionais da nutrição mais capacitados e com melhor desempenho profissional;
- mais e melhor equipamentos para acompanhamento e tratamento de crianças desnutridas;
- melhores condições de trabalho para profissionais de apoio à nutrição;
- decisores mais capacitados e mais conscientes dos seus problemas, capacidades e responsabilidade;
- crianças com maior identidade e com maior pertença e valorização do seu território.